Aula 3
Variáveis
Desafio |
Crie um
programa que solicite o primeiro e o ultimo nome do utilizador. O programa
deve apresentar o primeiro e segundo nome na tela. 1.1 Altere o algoritmo
para que exista um espaço entre o primeiro e o segundo nome, aquando o
output. 1.2. Altere
o programa para que lhe permita, depois de apresentar o nome, somar dois
números solicitados ao utilizador. 1.3. O
programa deve apresentar o resultado com a seguinte frase “Caro utilizador «nome do
utilizador» O resultado da soma é «X». ” |
|
Idade: INTEGER |
Salario: REAL |
Sexo: CHAR |
Nome: STRING |
True: Boolean |
A cada tipo básico da linguagem
corresponde um conjunto de valores possíveis. Os tipos que usaremos e
que existem na linguagem Pascal são inteiro, real, lógico
e caracter. Valores podem ser armazenados em variáveis na memória da
máquina, e podem ser manipulados na unidade aritmética-lógica ALU.
Linguagem PASCAL |
CHAR |
REAL |
INTEGER |
BOOLEAN |
Caracteres |
Números reais |
Números inteiros |
Valores lógicos |
|
Programa em pascal |
Program CharCaracters ; var
c: char; begin writeln('Digite
um caracter'); readln(c); writeln(' Voce digitou ', c, '.'); end. |
program RealMediaDe3Versao1; var a, b, c : real; begin writeln('escreve
3 números'); readln(a, b, c); write((a + b + c)/3); end. |
program IntegerMediaDe3Versao2; var a, b, c : INTEGER; begin writeln('escreve
3 números'); readln(a, b, c); write((a + b + c)/3); end. |
program VerdadeiroFalso; const n1= 5; n2= 3; var x,y:integer; comp: boolean; begin writeln('Digite um multiplo de ',n1, ' e outro multiplo
de ', n2, ': '); read(x,y); comp:= x > y; writeln(x,
' > ', y, ' = ', comp); readln; readln; end. |
Exemplo |
ex: (símbolos) ex:
‘*’ ‘?’ ‘G’
‘p’ ‘4’ |
ex: 2.45 2.450
2.4500 1267.54 (os 3 primeiros representam o mesmo valor) (e também em notação cientifica: 1.6754 x 103 ou 1.6754E+3 ou 1.6754e3
ou 0.126754E4 ) |
ex: 10 345 -27 |
Ex: (verdadeiro/sim e falso/não) |
Download prog pascal PascalZim |
||||
Mais info para construção do algoritmo |
|
|
|
|
Exercícios |
Crie os seguintes
programas: a) Um programa que leia uma letra maiúscula e que a
transforme em minúscula. b) Um programa que faça o contrario
do anterior |
|
c)
Crie
um programa para cada um dos seguintes operadores (+ -
* div
e mod) d)
Descreva
de forma sucinta a conclusões a que chegou relativamente ao operador mod e div |
e)
Crie um programa que verifique se 2 números são iguais |
Ajuda |
Minuscula:=Chr(Ord(Maiuscula)+32); |
|
|
|
Programas a enviar
para o professor profcarlos2006@gmail.com |
2 programas a
enviar ao professor |
|
5 programas a
enviar ao professor + 2 conclusões |
1 programa a
enviar ao professor |