5 6 7 8

 

 

Desafio 1 continuação – parte 2

 

Aula 1

Construção de uma grelha de correção

 

Construção de uma folha para “grelha de correção de testes". Imagine que quer construir uma grelha com aspeto semelhante ao da figura abaixo.

 

 

 

Notas:

- Parte da grelha passa apenas por formatação adequada.

- Dedique atenção às zonas onde são necessárias fórmulas e validações.

 

                Supondo que vai construir uma grelha para 25 alunos, vai ser necessário colocar os números dos alunos na grelha. Claro que não deve começar a colocar na célula B5 o número 2, na B6 o número 3  e assim sucessivamente. Então como evitar este processo? Simples, coloque nas células adequadas o valor 1 e 2, selecione depois as células B5 e B6 e coloque o rato no canto inferior direito (irá aparecer uma cruz mais fina) puxando para as células inferiores até chegarmos ao número 25 (ver imagens abaixo).

 

 

 

Aula 4

Folha para as configurações/parametrizações

 

 

 

Por defeito um livro é composto por 3 folhas, “Folha1”, “Folha2”, “Folha3” . Para mudar o nome da folha pode utilizar o botão direito do rato e escolher “Mudar o nome”.

 

 

 

Folha de configurações - Comece por colocar o nome “CONFIG” numa das folhas que tem. A folha “CONFIG” deverá ter, no mínimo, a seguinte informação:

 

As informações que forem colocadas nesta folha deverão ser transmitidas para todas as outras folhas da nossa aplicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 4

Atribuir nome a células/blocos

 

Para ser fácil transmitir os dados da folha “CONFIG” para as outras, comece por fazer a nomeação de blocos, operação que consiste em dar um nome a uma célula ou a um bloco de células.

Nas outras folhas da aplicação, quando pretender obter o nome do professor, poderá ser bom referir “prof” em vez de referir algo do tipo =CONFIG!C2”.

Para atribuir um nome a uma célula basta selecionar a célula e na barra de fórmulas, na zona onde normalmente aparece o endereço da célula, escrever o nome pretendido. Por exemplo, selecione a célula C2, e atribua-lhe o nome “prof”.

 

 

 

 

 

 

Nota:

Os nomes a dar aos blocos não podem começar por números, não devem ter acentos, nem espaços e não devem ser confundidos com endereços de células. Por exemplo, não devemos usar para nome de bloco U200, pois este nome seria entendido como endereço da célula U200.

 

 

 

 

 

 

Agora deve atribuir nomes às outras células: “discip”, “turma”, etc…. Utilize a figura seguinte para observar possíveis e adequados nomes a atribuir.

 

A tabela a verde representa os nomes atribuídos às células, assim:

C2 terá o nome – prof

C3 terá o nome -- discip

C4 terá o nome -- turma

C5 terá o nome -- ano

C6 terá o nome -- anolec

C7 terá o nome -- escola

C10 terá o nome – nivel1

B10 terá o nome – minsuf     ……. Etc ………

 

 

 

 

 

Aula 4

Validação de cotações

 

               

                A "grelha de correção de testes" vai ter uma zona (linha) dedicada à colocação da cotação das alíneas. Se a alínea a) tem cotação 5, presume-se que não deve poder atribuir na grelha um valor superior a esse. Como fazer?

                Vai validar a primeira coluna da "grelha de correção de testes". A cotação máxima a atribuir nesta coluna será a do valor que está colocado na célula D4. Vai selecionar o bloco D5:D29 e no separador dados escolher “validação de dados” no botão “Validação de dados”.

 

 

 

 

Vai aparecer uma caixa de diálogo. Nessa caixa, no separador Definições, na Zona dos Critérios de validação vai fazer as alterações devidas. Em Por escolha “decimal” (caso se pretenda trabalhar com valores inteiros e decimais), em Dados pode deixar “menor ou igual a” ou “situa-se entre”. Caso tenha optado por “menor ou igual a” resta em “Máximo” colocar “=D4”.

 

Nota: Em “Máximo” devemos colocar “=D4” em vez de colocar simplesmente o valor “5”.

 

 

 

 

 

No separador “Aviso de erro” pode colocar uma mensagem que aparecerá caso seja colocado um valor que não é permitido.

 

O valor introduzido é superior à cotação máxima!

 

 

 

 

 

Passa a obter a seguinte mensagem se houver erro de introdução:

 

 

 

 

Aula 4

Calcular a soma da cotação para cada aluno

 

Na célula Y4 pretende que apareça a soma do valor das cotações. Precisa, então, de colocar a seguinte fórmula: =SOMA(D4:X4)/100

 

Nota:

A fórmula indicada obriga a que se formate a célula Y4 para “Número/Percentagem”

 

 

Obviamente não fará a fórmula para todos os outros alunos. Vai "copiar" a fórmula. Para copiar a fórmula pode usar o botão direito do rato sobre a célula e fazer "copiar", de seguida selecionar o bloco de células para onde se pretende copiar e com o botão direito fazer "colar" ou "colar especial/fórmulas".

 

=SE(Y5<nivel2;minsuf;SE(Y5<nivel3;insuf;SE(Y5<nivel4;suf;SE(Y5<nivel5;Bom;Mbom))))

 

 

Sintaxe/funcionamento das duas funções usadas:

>> A função condicional "SE" é utilizada para retornar um determinado resultado, mediante um teste lógico. Normalmente tem três argumentos, inseridos entre parênteses e separados pelo sinal ( ; ):

SE (Teste Lógico; Valor se verdadeiro; Valor se falso)

 Descrição dos argumentos:

  • Teste lógico: Verifica uma condição estabelecida.
  • Valor se verdadeiro: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida seja satisfeita.
  • Valor se falso: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida não seja satisfeita.

>> A função CONTAR conta o número de células que contêm números. Utilize a função CONTAR para obter o número de entradas numéricas num intervalo. Por exemplo, introduza a seguinte fórmula para contar os números no intervalo A1:A20:

=CONTAR(A1:A20)

 

 

 

 

Aula 4

Importar valores da folha CONFIG

 

                Se observar a figura abaixo, vai constatar que se pretende ter nessa grelha um conjunto de informações que já colocamos na folha a que chamamos "CONFIG". Assim, precisamos apenas de passar essas informações da folha "CONFIG" para a nossa grelha.

Recorde que na folha "CONFIG" atribuímos nomes adequados às células. Por exemplo, à célula onde colocamos o nome do professor atribuímos o nome "prof".

                Na "grelha" a célula D34 pretende ter o nome do professor, como o nome já está colocado na folha "CONFIG", e como essa célula foi nomeada de "prof", o que tem de colocar em D4 será apenas "=prof".

 

               

 

Nota:

Se não tivesse atribuído nome à célula, poderíamos usar a seguinte fórmula: "=CONFIG!C2"

 

 

 

 

 

 

 

 

               

 

Na prática, na Turma pretende juntar dois dados, o ano e a turma. Para fazer isso pode usar a função CONCATENAR.

A função CONCATENAR permite juntar um conjunto de argumentos. Por exemplo, =concatenar("olá";" ";C4), iria juntar a palavra "olá" com o texto que estiver inserido na célula C4, com um espaço entre as duas palavras/texto.

                Na grelha, em Turma, vai precisar de colocar a seguinte fórmula: =CONCATENAR(ano;turma)

 

 

 

 

 

Calcular Estatísticas

 

Aula 4

Uma outra secção que tem na grelha é a secção de Estatísticas. As estatísticas que precisa de obter  retiram-se da observação da zona das cotações. Assim selecione a coluna onde tem as somas das cotações  (bloco y5:y29) e dê a esse bloco o nome "cotacao".

· A primeira estatística passa por saber o número de alunos avaliados. Ora bem, o número de alunos avaliados será o dado pelo número de cotações que aparecem no bloco "cotacao". Para fazer essa contagem use a função CONTAR. Assim, na célula T32 coloque a seguinte fórmula =CONT.SES(cotacao;"<>0";cotacao;"<>")

 

·  Para contar o número de alunos com negativas vai contar as células que têm valor inferior a 50. Para isso vai usar a função CONTAR.SE.

No caso, na célula T33, terá de ficar =CONT.SES(cotacao;"<50%";cotacao;"<>0";cotacao;"<>"), repare-se que o critério deve ficar entre aspas.

 

· Para contar o número de alunos com positiva, parece-me que uma maneira rápida passa por "nº alunos avaliados - nº de alunos com negativa", assim na célula T34 coloque =T32-T33.

 

· Para saber a percentagem de alunos com negativa tem de pensar numa "regra de 3 simples".

Repare que " o nº de alunos representa 100%, o nº de negativas representará X", esquematizando teríamos:

 

nº alunos     ---- 100

nº negativas ---- x

com os endereços da grelha fica

T32 ---- 100

T33 ---- x

 

Resolvendo, x = (T33x100)/T32 e a fórmula que deve usar em T35 será =(T33*100)/T32.

 

                                                                                             

· A média das notas dos alunos será obtida com a função média. Basta fazer =MÉDIA(cotacao).