Analog vs Digital // Tipos de linguagens de programação // Memory buffer register // Pipelining // Trabalho/Job Processo/Process/Task Thread // Multiplexação // paginação swaping // memória virtual //


Informação digital vs Informação analógica







Multiplex


Tipos de linguagens de programação:
Low-level programming language (linguagens de baixo nível) - é uma linguagem de programação que muito relacionada com o SET de instruções da máquina. É uma linguagem que está “perto do hardware”.  Programas escritos em linguagens de baixo nível tendem a ser relativamente não-portáteis, principalmente por causa da estreita relação entre a linguagem e a arquitetura de hardware. or assembly language.
Para esta programação pode ser usada:
     - linguagem máquina machine code - A única linguagem entendida pelo computador. (apenas entendível pelo computador, constituída por zeros e uns 01010101, não entendível para humanos)
 ou
    - linguagem assambley ou assembler que utiliza a já referida linguagem do Instruction SET (ADD; SUB; JUMP; etc.. ). Contudo, e apesar de ser uma linguagem de baixo nível é necessário traduzi-la para linguagem máquina, para que seja entendível pelo computador, para esse efeito é utilizado um tradutor ou assembler.
ex: ADD; SUB; JUMP  >>> ASEMBLER >>>>> Computador

high-level programming language (linguagem de programação de alto nível) é uma linguagem de programação distante do código máquina em comparação com linguagens de programação de baixo nível. Podem ser usados elementos da linguagem natural tornando-se mais fácil aos humanos, alias foi com esse propósito que foi inventada. Exemplo C++ que utiliza caracteres como +*-/ sem recorrer a palavras do SET de instruções ou a código binário.


Pipelining – permite ao processador guardar num buffer instruções enquanto uma outra instrução está a ser executada na ALU.

Memory buffer register(MBR) é um registo no processador, CPU, que armazena os dados que estão a ser transferidos de e para a memória.

Trabalho/Job: é o conjunto de um ou mais processos.
Processo/Process/Task: pode ser definido como sendo a imagem de um programa que se encontra em execução, isto é, em memória a usar o CPU.
Thread: é uma porção ou secção de um processo que tem os seus próprios registos, pilha e “program counter” e que pode partilhar a memória com outros threads que fazem parte do mesmo processo.

 Multiplexação - Transmissão simultânea de várias mensagens por uma mesma via, canal ou linha.

A paginação swaping é o processo de transferir páginas de dados entre a memória principal e a secundária.

A memória virtual chama-se assim porque o programador vê uma quantidade de memória muito maior que a real, como que fosse a soma da memória de armazenamento primário com uma quantidade de disco atribuída para armazenamento secundário










Página em construção