11ºL15/16

 

12ºL16/17

 

11ºN16/17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.ticmania.net

Pascal

JAVA

VisualBasic

PTE  

HOME

 

 

 

 

 

Novo site em: http://www.ticmania.net/tic3/rec/programacao/pascal/pascal.html

Qual a melhor linguagem para aprender a programar! Dicas para escolher a linguagem mais adequada para quem está a iniciar:

 

1-Uma linguagem de programação para iniciantes!

Devemos ter consciência que ao longo da carreira como programador será sempre necessário aprender uma linguagem de programação nova. Pois todas têm vantagens e desvantagens.

Interessa começar por uma linguagem de programação que ajude a aprender lógica de programação! Só depois de aprender o básico, o raciocínio, é que deve aprender uma outra linguagem mais profissional (exemplo java, C, python, C#,). É um facto que algumas pessoas conseguem aprender programação começando a programar em linguagens profissionais, contudo estes casos estão relacionados com vários fatores, entre eles, a motivação, o domínio do raciocínio lógico….

 

2-Uma linguagem em português ou inglês.

2.1- Para algumas pessoas o inglês é um entrave, no entanto, não conheço linguagens de programação profissionais em português. O que faz com que o inglês seja incontornável. Se o objetivo é apenas aprender a logica/ raciocínio da programação, então o Visualg serve perfeitamente.

Exemplo:

algoritmo "BoasVindas"

var

nome: CARACTERE

inicio

ESCREVA ("Olá! Digite o seu nome: ")

LEIA (nome)

ESCREVA ("Seja bem vindo ", nome, "!")

fimalgoritmo

 

2.2- Se o objetivo é final é passar para uma linguagem de programação profissional, então a melhor linguagem para começar é o pascal, uma vez que se assemelha mais à linguagem humana, facilitando a aprendizagem do raciocínio logico da programação, permitindo ainda que a passagem para uma linguagem profissional seja mais fácil.

Exemplo:

program BoasVindas;

var

nome : string;

begin

readln(nome);

writeln(‘Seja bem vindo ’, nome,’!’);

end.

 

 

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

 

 

Recursos

 

 

 

 

 

Aula1

 

E-mail

Regras da sala

Pré-requisitos

Profcarlos2006@gmail.com

 

 

Apresentação aos alunos. Regras de funcionamento da sala de aula. Apresentação do programa da disciplina. Introdução à programação em pascal. Download e instalação do compilador “Lazarus

 

Introdução ao pascal

PPTX

Editor

Lazarus download

 

Estrutura do programa

program somadoisnum;
{programa que soma dois números e exibe o resultado no ecrã}
var n1, n2, result : integer;

begin
  readln(n1);
  readln(n2);
  result := n1 + n2;
  writeln(result);
end.

 

 

Output

writeln(result);

 

 

 

 

Instruções

Os 3 principais tipos de instruções:

Entrada:    ReadLn

Atribuição: area:= base * altura / 2

Saída:      WriteLn

 

 

EXPRESSÕES MATEMÁTICAS

+ adição ; 

- subtração ;

* multiplicação ;

/ divisão ;

DIV divisão

writeln('2 + 5 = ' ,   2+5);

 

Operadores aritméticos reais

 

Operadores aritméticos inteiros

adição

+

 

adição

+

 

subtração

-

 

subtração

-

 

divisão

/

 

divisão

Div

 

multiplicação

*

 

multiplicação

*

exemplo

 

 

 

Resto da divisão

mod

8 mod 2=0

7 mod 2=1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula2

Operadores

- Operadores.

- Precedência dos operadores.

Reais ------- div  /

Inteiros --- div

 

Algumas Palavras Reservadas em Pascal:

Until; Boolean; Char; String; Case; Downto; And; While; Write; Do; End; Begin; Integer; Read; Or; For; To; Program; Real; Repeat; If; Else; Go To; Var; Array;

 

Desenvolver algoritmos aplicando operadores matemáticos com recurso a input e output

 

 

Bases do pascal

 

 

 

 

 

Aula3

Variáveis

Tipos de variáveis:

Char

String

Real

Integer

boolean

    var result, potencia, base:real;

begin

  base:=2;

  potencia:=8;

  result:=exp(potencia*ln(base));

  writeln('',result:2:0);

  readln();

end. 

 

Desenvolver algoritmos aplicando operadores matemáticos e variáveis com recurso a input e output. Exercícios com strngs e caracteres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Constantes

 

PROGRAM exemplo;

CONST { Declaração de constantes }

 PI = 3.1415926;

VAR { Declaração de Variáveis }

 Raio,Area_da_Circunferencia : REAL;

BEGIN { Comandos do Programa }

 write('Forneça o raio: ');

 readln (Raio);

 Area_da_Circunferencia := PI * ( Raio * Raio ); { Area = PI * R2 = PI * R * R }

 writeln('Área = ',Area_da_Circunferencia);

 writeln(PI);

 readln;

END.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula4

Consolidação

 

Aula 4 (Fichas)

 

Comentários

{ bla, bla, ... }

 

Pascal Não é Case Sensitive (begin = BEGIN = BeGiN)

 

Funções aritméticas standard

SQR

SQRT

ABS

var x, y: integer;

  z:real;

begin

  x:=8;

  y:=25;

  z:=-3;

   writeln('quadrado de x  ', sqr(x) );

   writeln('raiz quadrada de y  ', sqrt(y) );

   writeln('valor absoluto de z  ', abs(z) );

   readln;

end.

 

 

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Resolução de exercícios práticos.

 

 

 

 

Aula5

Ciclo IF Estrutura Condicional

IF…THEN

 

Estrutura Condicional simples

SE = IF

ENTÃO = THEN

INÍCIO = BEGIN

FIM = END

var X, Y : Integer;

begin

Writeln ('Digite dois Números:'); { Mostra no ecrã a mensagem}

Readln (X, Y); { Lê os dois números }

If (X > Y) Then {Condição - SE X for maior que Y}

Writeln ('X é Maior que Y, e seu valor é = ', X);

end.

 

OPERADORES RELACIONAIS

Maior

> 

Menor

< 

Maior ou igual

>=

Menor ou igual

<=

Igual

=

Diferente

<> 

v

 

Introdução às estruturas condicionais. Operadores relacionais. Resolução de exercícios relativos aos temas abordados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula6

Ciclo IF Estrutura Condicional

IF…THEN…ELSE

 

 

Estrutura Condicional composta

SE = IF

ENTÃO = THEN

SENÃO = ELSE

INÍCIO = BEGIN

FIM = END

 

var X, Y : Integer;

   begin

     Writeln ('Entre com dois Números:');    

     Readln (X, Y);    

   If ((X > Y) or (Y <> 0)) Then

     Begin

       Writeln ('X é Maior que Y OU y é diferente de 0');

       Writeln ('O Valor de X é =', X);

     End {FIM}

     else

     writeln ('FALSO nenhuma das condições propostas não se verifica');

       readln;

end.

 

 

OPERADORES LÓGICOS

Multiplicação Lógica

E

AND

Resulta VERDADEIRO se ambas as partes forem verdadeiras

Adição lógica

Ou

OR

Resulta VERDADEIRO se uma das partes é verdadeira.

Negação

Nao

NOT

Nega uma afirmação, invertendo o seu valor lógico: se for

VERDADEIRO torna-se FALSO, se for FALSO torna-se VERDADEIRO

v

 

Estrutura condicional composta. Introdução aos operadores lógicos.

Resolução de exercícios relativos aos temas abordados.

 

Aula7

Exercícios de consolidação

Ciclo IF Estrutura Condicional

ELSE IF

Estrutura Condicional composta

IF …. THEN

ELSE IF… Then

ELSE

var a, b, c:real;

 Begin

  readln(a, b, c);

      If (a>b) and (b>c)then

       writeln('maior a')

       else

       if (b>a) and (b>c) then

      writeln('maior b')

  else

       writeln('maior c');   

 End.

 

 

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Resolução de exercícios práticos. Estrutura condicional composta (ELSE IF).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula8

Exercícios de consolidação

Ciclo IF Estrutura Condicional

IF…THEN - IF…THEN - ELSE ELSE

 

Estrutura Condicional Aninhada

 

A estrutura condicional aninhada é semelhante à estrutura condicional com AND

Var X, Y, A, B : Integer;

Begin

  Readln (X,Y,A,B);

  If (X > Y) Then { Entrará no Próximo If apenas se a variável X for maior que a variavel Y }

   If (A > B)

    Then Writeln ('X é maior que Y e A é maior que B') {Sem ";"}

   Else Writeln ('A não é Maior que B')   {Sem ";"}

  Else Writeln ('X não é maior que Y');

  readln;

End.

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos. Resolução de exercícios práticos. Estrutura condicional composta aninhada (If---THEN   IF...THEN).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos. Resolução de exercícios práticos. Estrutura condicional CASE ... OF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula9

Estrutura Case

Ciclo IF Estrutura Condicional

 

CASE

CASE … OF

 

Case X Of

 

No comando CASE o seletor tem que ser do tipo char, integer ou boolean.

 

O case é muito utilizado na construção de menus

   Var Y, X : Integer;

    Begin

     Readln (X, Y);

     Case X Of

          1 : Begin

                Y := 4;

                Writeln ('Entrou no Primeiro alvo');

              End;

           2 : Begin

                Y := 3;

                Writeln ('Entrou no Segundo alvo');

              End;

           3 : Writeln ('Entrou no Terceiro alvo');

          Else Writeln ('Entrou no Else');

     End;

   End.

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos. Resolução de exercícios práticos. Estrutura condicional CASE ...

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula10

Revisões

 

Acentuação no pascal (procurar letra na tabela ascii)

Writeln('Hoje ',chr(138),' dia de'); Hoje é dia de

 

Funções ORD e CHR

writeln('valor absoluto de z  ',  ord('A') );

writeln('valor absoluto de z  ',  chr(65) );

 

Program Program1a_Lesson10;

Uses Crt;

Label Return;  {used respectively with the

                goto statement; beware of it}

Var SEL : Integer;

    YN : Char;     

Begin

 Return: Clrscr;

 Writeln('[1].PLAY GAME');

 WRITELN('[2].LOAD GAME');

 WRITELN('[3].MULTIPLAYER');

 WRITELN('[4].EXIT GAME');

 Writeln('note: Do note press anything except');

 Writeln('numbers; otherwise an error occurs!');

 Readln(SEL);

 If SEL = 1 then

  Begin

   Writeln('Are you able to create a game');

   Writeln('of yourself using pascal??');

   Delay(2000);

   Goto Return;

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos. Resolução de exercícios práticos. Ficha de avaliação com consulta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula11

Avaliação/ Revisões

 

Program Variables;

Uses Crt;

Var a:String;{texts}

    b:Integer;{-32767..32768}

    c:Byte;{0..255}

    e:Word;{0..65535}

    z:integer;

Begin

   ClrScr;{clear screen}

   a:='Turbo Pascal';

   Randomize;{shuffling}

   b:=Random(3000);

   c:=13;

   e:=42000;

   z:=Random(6) ;

   writeln('',b ,'   ', c, '   ',e, '  ',z );

   readln;

End.

var

i,k :  integer ;

x,y :  real ;

bb  :  boolean;

car : char;

begin

i:=  4 ;

x:=  2.3 ;

y:=   1 ;

k:= trunc(x);

y:=  (y + sqr(x)) /  2 ;

x:= i + k;

bb:= true ;

bb:= (y < x) or (3 >= k + sqrt(i));

bb:=(i>4);

writeln('xxx',bb);

readln;

end.

Program Program1a_Lesson10;

Uses Crt;

var x, y, z: integer;

begin

writeln('digite o valor de x');

read(x);

y:= 3;

if (x > 1) AND (sqrt(x) > 1) then

   if (x > 2) OR ((x * y) div (x mod 2) > 2)  then

   z := (x mod 4)*y

else

z := x + 3

 

else if x+2 < 3then

    z := x *y

 else

    z := y + x mod 3;

 

write(z);

   readln;

readln;

end.

 

Consolidação dos conhecimentos adquiridos. Resolução de exercícios práticos. Ficha de avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula12

Autoavaliação

 

var i: integer;

begin

 i:=0;

 repeat

  i:= i+1;

  write(i)

 until i>=5 ;

 readln;

end.

 

 

Balanço das atividades desenvolvidas ao longo do primeiro período. Preenchimento das fichas de auto-avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula13

Revisões

Ciclo de repetição

Ciclo While

 

Contador

while  CONDIÇÃO  do

 

 

 

 

program whileLoop;

var

   a: integer;

begin

   a := 10;

   while  a < 20  do

   begin

      writeln('O valor de a é: ', a);

      a := a + 1;

   end;

end

program whileLoop;

 var

    cont: integer;

 begin

    cont := 1;

    while  cont < 11  do

    begin

       writeln('O valor de a é: ', cont);

      writeln('ESSG');

       cont := cont + 1;

    end;

         readln();

end.

 

 

 

 

 

Revisões de matéria dada. Introdução ao ciclo de repetição “While”. Conceito de contador. Resolução de exercícios práticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula13_1

Revisões

CicloWhile

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula14

Ciclo de repetição

Ciclo repeat

Repeat

..

Programa

..

Until CONDIÇÃO

 

program repeatUntilLoop;

var

   a: integer;

begin

   a := 10;

   repeat

      writeln('value of a: ', a);

      a := a + 1

   until a = 20;

end.

 

 

program FPProgT10_1;

  uses  crt;

  var

  sel:char;

 

begin

  repeat

    write('Make A Selection (A or B): ');

    readln(sel);

  until (sel = 'A') or (sel = 'a') or (sel = 'B') or (sel = 'b');

 

  case sel of

  'A','a':    begin

    writeln('A Was Selected');

    end;

  'B','b':    begin

    writeln('B Was Selected');

    end;

  end;

    writeln;

  writeln;

  writeln('Press <Enter> To Quit');

  readln;

end.

 

 

 

 

 

 

 

Introdução ao ciclo de repetição “repeat”. Conceito de contador. Resolução de exercícios práticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Android

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula15

For to do

for variável := valor-inicial to valor-final do

 

 

program FPProgT10_1;

  uses  crt;

  var

  x:integer;

 

begin

  for x:=1 to 10 do

  writeln('ola ' , x);

  readln;

end. 

 

program FPProgT10_1;

  uses  crt;

  var

  x:integer;

 

begin

  for x:=10 downto 1 do

  writeln('ola ' , x);

  readln;

end.. 

program FPProgT10_1;

  uses  crt;

  var

  x, y:integer;

 

begin

  for x:=1 to 10 do

  for y:=1 to 2 do

  writeln('ola ' , x);

  readln;

end.

program FPProgT10_1;

  uses  crt;

  var    x,i,j:integer;

 

begin

  writeln('valor de i'); readln(i);

  writeln('valor de j'); readln(j);

  for x:=i to j do

  writeln('ola ' , x);

  readln;

end.

Introdução ao ciclo de repetição for Loop. Resolução de exercícios práticos.

Conjugação dos ciclos estudados.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula16

PPTX intro. vetores

 

FicheiroVetorMatriz

 

Vetores

VETOR  Sintaxe:

<nome array>: array [dimensão] of <tipo>;

vet:array[1..6] of integer;

 

MATRIZ  Sintaxe:

<nome array>: array [dimensões] of <tipo>;

mat:array[1..5,1..3] of integer; {matriz 19x3}

 

PROGRAM EJER81;

 USES CRT;

 VAR arrnum:ARRAY [4..14] of INTEGER;

  VAR i:INTEGER;

BEGIN

 ClrScr;

 FOR i:=4 TO 14 DO arrnum[i]:=i;

 

     FOR i:=4 TO 14 DO

     BEGIN

      WRITELN('Numero: ',arrnum[i]);

     END;

     readln;

END.

 

program xrray;

  uses crt;

Var

    myVar   : Integer;

    myArray : Array[1..6] of Integer;

Begin

 myArray[2] := 25;

 myArray[3] := 225;

 myArray[4] := 2;

 myVar := myArray[2];

 writeln(myvar, '    ', myArray[3]);

 writeln(myArray[4]);

 readln;

End.

 

arrnum[i]  --- Valor do array

I   ---------- Posição do array

Arrnum   ----- Nome do array

EXEMPLO ------ WRITELN('A posição do array ', i, ‘tem o valor de’,arrnum[i]);

 

 

Revisões. Introdução aos arrays e vetores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Páginas web básico

 

Aula extra. Introdução ao funcionamento das páginas web. Ferramentas de edição e transferência de ficheiros. Linguagem de marcação HTML.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula17

PPTX intro. vetores

 

FicheiroVetorMatriz

 

Vetores

GotoXY(10,10);

Program Example6;

uses Crt;

{ Program to demonstrate the GotoXY function. }

begin

  ClrScr;

   GotoXY(10,10);

  Write('posicao coluna 10 linha 10');

  GotoXY(50,20);

  Write('posicao coluna 50 linha 20');

  GotoXY(1,22);

  readln;

end.

 

 

 

Continuação da aula anterior.

Construção do glossário em pascal.

Revisões. Introdução aos arrays e vetores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula19

FicheiroVetorMatriz

 

 

Matrizes

 

program ex3;

var

   matriz:array[1..2,1..2] of integer;

   poslinha,poscoluna:integer;

Begin

     writeln('Digite os valores');

     for poslinha:=1 to 2 do

         for poscoluna:=1 to 2 do

             readln(matriz[poslinha,poscoluna]);

     for poslinha:=1 to 2 do

         for poscoluna:=1 to 2 do

             writeln(matriz[poslinha,poscoluna]);

      readln;

 end.

1

2

3

4

 

Exercícios com vetores.

Aprofundamento dos conhecimentos sobre matrizes. Resolução de exercícios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Info de 25/02/2016

 

Entrega do projeto pascal 04 de abril. Apresentação do trabalho dia 07 de abril.

 

Data limite para entrega da correção do teste 29 de fevereiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula20

Revisões vetores aula16

 

 

 

 

Aula de revisões sobre vetores. Introdução ao JAVA

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula21

Revisões matrizes aula19

 

program ex3;

var

   vet:array[1..4,1..4] of integer;

   posl,posc:integer;

Begin

     writeln('Digite os valores');

     for posl:=1 to 4 do

         for posc:=1 to 4 do

             readln(vet[posl,posc]);

    begin

         for posl:=1 to 4 do

            for posc:=1 to 4 do

         begin

     if (posl=posc) then

     writeln('linha 4 coluna 4 ',vet[posl,posc]    );

                  end;

     readln;

    end;

end.

 

Aula de revisões Matrizes. Java, primeiro programa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula Extra

 

 

 

 

Aula extra. Colaboração com a disciplina de IMEI

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula22

Página JAVA JAVA

JAVA

package aulas;

import java.util.Scanner;

public class Aula11 {

    public static void main(String[]args){

    

    Scanner input=new Scanner(System.in);   

     double b, a, area; // Declaração de variáveis

     System.out.println("digite o valor da base");

     b=input.nextDouble(); // Lê o valor da variável b digitada pelo utilizador

    

     System.out.println("digite o valor da altura");

     a=input.nextDouble();

   

     area = a * b;

     System.out.println("  "+area);

         

    }

   

}

 

Introdução ao JAVA. Instalação do compilador NetBeans e JDK. Primeiro programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula23

Building Applets

JAVA Applets

/*

 * To change this license header, choose License Headers in Project Properties.

 * To change this template file, choose Tools | Templates

 * and open the template in the editor.

 */

package aulascon;

 

/**

 *

 * @author user

 */

 

import java.applet.Applet;

import java.awt.Graphics;

import java.awt.Color;

 

public class SimpleApplet extends Applet{

 

  String text = "I'm a simple applet";

 

  public void init() {

        text = "I'm a simple applet";

        setBackground(Color.cyan);

  }

  public void start() {

        System.out.println("starting...");

  }

  public void stop() {

        System.out.println("stopping...");

  }

  public void destroy() {

        System.out.println("preparing to unload...");

  }

  public void paint(Graphics g){

        System.out.println("Paint");

        g.setColor(Color.blue);

        g.drawRect(0, 0,

                   getSize().width -1,

                   getSize().height -1);

        g.setColor(Color.red);

        g.drawString(text, 15, 25);

  }

}

 

Balanço das atividades desenvolvidas ao longo do segundo período. Preenchimento das fichas de auto-avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estágio

Mapa de colocação

Documentos para o dossier de estágio (Em execução)

  - Plano de Trabalho Individual.docx

  - Ficha identificação aluno estagiário.doc

  - PROTOCOLO_JRE.docx

  - Relatório.docx

  - Fichas Assiduidade_Avaliação.xlsx

  - Curriculum vitae europeu site -- (Minuta)

 

 

Nota: Os documentos do dossier de estágio devem ser impressos e organizados numa pasta (semelhante à apresentada na imagem).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula24

Página JAVA JAVA

 

POO programação orientada a objetos

Classes && Objects

Behaviour && atribute

 

 

package aulascon;

class Minhaclass {

 

  static void dizola() {

    System.out.println("OLÁ mundo!");

  }

 

  public static void main(String[ ] args) {

    dizola();

  }

}

 

Revisões Java. Conceito de POO, Classes e Objects

Behaviour e atribute.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula25

Visual Basic

 

 

 

Introdução ao Visual Studio 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula26

 

 

 

 

Balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Preenchimento das fichas de auto-avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pré-requisitos